quinta-feira, 25 de março de 2010

Possíveis mudanças na educação com o uso do computador


A escola de hoje precisa rever e romper paradigmas com relação ao seu papel de provocador e formador de sujeitos críticos, autonômos e atuantes na sociedade em que vive, pois o que observamos é uma escola que distoa da sociedade, contradizendo o seu papel e andando na contra-mão das tecnólogias que fazem parte do dia-a-dia do cidadão contemporâneo.
É notório que as questões levantadas por DEMO quando se refere as crianças de hoje e o seu ingresso no mercado, “elas terão de usar computadores, e a escola não usa.” e VALENTE reafirma, observando que “ a criança vive em um mundo que se prepara para o século XXI e frequenta a escola do século XVIII” , refletindo bem o que acontece na maioria de nossas escolas.
Diante destas reflexões, entendemos que as mudanças só serão possíveis se houver:
-Um Projeto Educacional que busque incluir as tecnólogias dentro da sala de aula;
-Uma formação continuada para que os professores e gestores aprendam a importancia do computador como recurso educacional de construção, autonomia e autoria;
Sendo assim, podemos dizer que as mudanças não dependem só do professor, mas também do apoio técnico, pedagógico e administrativo; de constantes avaliações e reformulação da prática educacional, que implique em uma intervenção pedagógica que contribua para que o aluno, desenvolva as capacidades e competências de exigência do momento atual.
Nesta análise podemos observar que não é só o professor que deve ter a preocupação constante de atualizar-se, mas, a escola em todo o seu contexto seja curricular ou metodológico, necessitando de uma revisão crítica de sua “Proposta Pedagógica” e de sua atuação, possibilitando aprendizagens que sejam significativas e que favoreça o desenvolvimento integral do aluno nos aspectos: afetivo, cognitivo e social objetivando o sucesso do processo ensino-aprendizagem e a sua inserção e inclusão tecnólogica.
Fonte: http://www.nota10.com.br/
VALENTE, J.A-Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC- Guia do Cursista

quinta-feira, 4 de março de 2010

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC'S

PROJETO DE AULA INTERDISCIPLINAR
E.E.Profº Antonio Figueiredo da Silva
PROFESSORA: Rilde da Silva Guimarães
TEMA: Saúde integral e drogas
DISCIPLINAS: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências
ASSUNTOS: Noções de Estatística e probabilidade, Pesquisa e termos da Pesquisa estatística, Construção, leitura e Interpretação de gráficos; Produção textual; Saúde integral e drogas
OBJETIVOS:
Analisar estatisticamente, as razões que levam pessoas a usarem e abusarem das drogas; E quais motivos teriam para não o fazer, de acordo com a visão dos alunos?
Identificar através da pesquisa de dados estatísticos, o período de início do consumo, as causas, os efeitos e as conseqüências do uso do álcool na Comunidade do Torrão do Matapi;
Construir, ler e interpretar gráficos;
Produzir textos sobre a saúde integral e as drogas.

METODOLOGIA:
1.Aula explicativa sobre: os assuntos matemáticos que serão estudados, e as atividades práticas que serão desenvolvidas
2.Trazer panfletos e cartazes sobre drogas;
3.Utilizar o LIED:
Para a realização de pesquisas na internet, sobre o assunto: Drogas e a saúde integral do Jovem;
Escolher um texto, dentre os produzidos pelos alunos, publicar no blog da escola e pedir que os alunos acessem e comentem suas opiniões a respeito do assunto;
Construir gráficos;
4.Promover forum de discussões através do msn dos alunos sobre o uso e o abuso de drogas;
5.Investigar as opiniões dos alunos;
6.Utilizar os forúns da Comunidade “O jovem e as Drogas”no Orkut da Escola para que os alunos respondam as seguintes questões:
a) Razões que levam as pessoas a usarem drogas e quais motivos teriam para não o fazerem?
b) Conseqüências do uso do álcool na comunidade do Torrão do Matapi
7. Pesquisar na Comunidade local o que leva os jovens a usarem o álcool e a partir de qual idade inicia o seu consumo;
8. Fazer atividades em grupo, de construção, leitura e interpretação de gráficos dos dados pesquisados e apresentá-los aos colegas;
9. Fazer uma Produção textual que fale sobre como se proteger do uso indevido de drogas na escola e na comunidade utilizando como referência os dados estatísticos das pesquisas realizadas.

RECURSOS:
Panfletos, cartazes, Laboratório de informática, internet, Orkut, Msn, questionário, gráficos.

AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá através da realização de todas as atividades propostas.

BIBLIOGRAFIA:

Curso de Prevenção de drogas para educadores de escolas Públicas? Secretaria Nacional anti-drogas, Ministério da Educação, Brasília, 2008.

Dante, Luiz Roberto, Tudo é matemática: Ensino Fundamental-8ª Série, São Paulo,: Ática, 2005.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Guia do Cursista. Brasília: 2008.