quinta-feira, 4 de março de 2010

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC'S

PROJETO DE AULA INTERDISCIPLINAR
E.E.Profº Antonio Figueiredo da Silva
PROFESSORA: Rilde da Silva Guimarães
TEMA: Saúde integral e drogas
DISCIPLINAS: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências
ASSUNTOS: Noções de Estatística e probabilidade, Pesquisa e termos da Pesquisa estatística, Construção, leitura e Interpretação de gráficos; Produção textual; Saúde integral e drogas
OBJETIVOS:
Analisar estatisticamente, as razões que levam pessoas a usarem e abusarem das drogas; E quais motivos teriam para não o fazer, de acordo com a visão dos alunos?
Identificar através da pesquisa de dados estatísticos, o período de início do consumo, as causas, os efeitos e as conseqüências do uso do álcool na Comunidade do Torrão do Matapi;
Construir, ler e interpretar gráficos;
Produzir textos sobre a saúde integral e as drogas.

METODOLOGIA:
1.Aula explicativa sobre: os assuntos matemáticos que serão estudados, e as atividades práticas que serão desenvolvidas
2.Trazer panfletos e cartazes sobre drogas;
3.Utilizar o LIED:
Para a realização de pesquisas na internet, sobre o assunto: Drogas e a saúde integral do Jovem;
Escolher um texto, dentre os produzidos pelos alunos, publicar no blog da escola e pedir que os alunos acessem e comentem suas opiniões a respeito do assunto;
Construir gráficos;
4.Promover forum de discussões através do msn dos alunos sobre o uso e o abuso de drogas;
5.Investigar as opiniões dos alunos;
6.Utilizar os forúns da Comunidade “O jovem e as Drogas”no Orkut da Escola para que os alunos respondam as seguintes questões:
a) Razões que levam as pessoas a usarem drogas e quais motivos teriam para não o fazerem?
b) Conseqüências do uso do álcool na comunidade do Torrão do Matapi
7. Pesquisar na Comunidade local o que leva os jovens a usarem o álcool e a partir de qual idade inicia o seu consumo;
8. Fazer atividades em grupo, de construção, leitura e interpretação de gráficos dos dados pesquisados e apresentá-los aos colegas;
9. Fazer uma Produção textual que fale sobre como se proteger do uso indevido de drogas na escola e na comunidade utilizando como referência os dados estatísticos das pesquisas realizadas.

RECURSOS:
Panfletos, cartazes, Laboratório de informática, internet, Orkut, Msn, questionário, gráficos.

AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá através da realização de todas as atividades propostas.

BIBLIOGRAFIA:

Curso de Prevenção de drogas para educadores de escolas Públicas? Secretaria Nacional anti-drogas, Ministério da Educação, Brasília, 2008.

Dante, Luiz Roberto, Tudo é matemática: Ensino Fundamental-8ª Série, São Paulo,: Ática, 2005.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Guia do Cursista. Brasília: 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário